Você está cuidando bem do seu sistema digestivo?Faça sua avaliação AGORA!

  • Nutrição

Você está cuidando bem do seu sistema digestivo?Faça sua avaliação AGORA! 

A avaliação a seguir foi idealizada para ajudar você a identificar seus hábitos e os sintomas associados à saúde do seu trato digestivo (composto por boca e glândulas salivares, esôfago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso, reto e células do sistema imunológico). Para tanto, preencha o espaço à esquerda de cada pergunta com “N”(não) ou “S”(sim), conforme o caso:

___1.Você tem história familiar de problemas digestivos (p.ex. azia recorrente, úlcera, gastrite, constipação, hemorroidas, câncer de algum órgão do sistema digestório)?

___2.Você passou (último ano) e/ou está passando por um período de estresse ou tensão maior do que o normal?  

___3.Você fuma e\ou usa drogas ilícitas?

___4.Você consome bebida alcoólica, pelo menos,  uma vez por dia, mais que 20 ml destiladas (whisky, vodka, cachaça, tequila, saque e outros)  e/ou 100 ml fermentadas (vinho, cerveja e outros) de 2 a 7 vezes por semana?

___5.Você tem dor no estômago cerca de uma a duas horas após a refeição?

___6.Você tem azia pelo menos uma vez por semana?

___7. Você costuma sentir sonolência após uma refeição “pesada ou normal” e, por vezes se faz necessário deitar?

___8.Você sente dor abdominal, distensão ou flatulência (gases) cerca de uma hora e meia até oito horas (podendo apresentar gastroenterite ou prisão de ventre/no dia ou dia seguinte)  depois de ingerir leite e/ou derivados?

___9.Você precisa fazer força para evacuar?

___10.Você ingere  menos de 9 (se for mulher) ou 13 (homens) copos de água ou outros líquidos (chás, sucos, hidratantes) por dia?

___11.Você costura ter diarreia com frequência? 

___12.Você costura usar laxantes com frequência? 

___13. Você costuma consumir fármacos e suplementos  que agridem o sistema digestivo  como ex:  ácido acetilsalicílico, antiácidos a base de alumínio, mineral zinco, sulfato ferroso (ferro), homeopatia em álcool, anti-inflamatório, antibiótico, laxante, relaxante muscular,     , homeopatia nº46, antidepressivos e outros (verificar a bula e falar com seu médico) , com frequência?

___14.Você faz menos que 60 minutos de atividade física, 4 a 5 vezes por semana (Ex: caminhada rápida, corrida moderada, natação, remo, step, ciclismo e outras atividades) com predominância aeróbica? 

___15. Você costuma ingerir menos que 30g de fibras por dia, ou seja, não ingere, por dia, no mínimo 4 alimentos com elevado teor de fibras como frutas (laranja, tangerina, manga, pera e outros), legumes (feijão, lentilha, ervilha), folhas (agrião, rúcula, couve) e sementes (caju, castanha do Pará, nozes, gergelim, linhaça), cereais integrais (all bran, pão integral com vários cereais, aveia) e outros (ler o rótulo na embalagem dos alimentos)? 

___16.Você costuma ingerir mais de 3 vezes por semana alimentos à base de cola, cafeína, pimenta forte, água e outras bebidas com gás, chá preto ou verde, alimentos salgados e picantes, alimentos com gordura saturada e trans, industrializados com corantes e outros aromatizantes?

___17.Você sente fome aguda e\ou diária e\ou flatulência antes, durante e\ou após atividade física? 

___18. Você dorme, no mínimo, 8 horas seguidas e com qualidade (sono profundo) à noite, descansando ou dormindo, de 20 a 50 min, após o almoço?

___19. Você sente vontade de evacuar, mas adia a hora e perde a vontade ou não se dá tempo e sensibilidade para sentir a vontade de evacuar? 

___+___20.Você já têm úlcera e\ou gastrite e\ou hemorroidas e\ou azia recorrente e\ou constipação e\ou câncer, intolerância a lactose ou outro problema gastrointestinal diagnosticado? Esta resposta deve ser multiplicada por dois.

Pronto...basta somar as respostas com “SIM” e anote o total. Se a sua soma ficou entre 5 e 21, seus hábitos e sintomas sinalizam risco de futuros problemas ou já latentes do sistema digestório. PRESTE ATENÇÃO para os hábitos em que sua resposta foi “SIM”.

Precisamos identificar certos sintomas e desenvolver hábitos capazes de proteger ou aumentar a eficiência e eficácia de todo SISTEMA DIGESTIVO, através de hábitos saudáveis como: cancelar ou diminuir ao máximo bebidas alcóolicas, cola, cafeína, chás preto e verde; ter cuidado com os medicamentos e suplementos; atenção na ingestão de alimentos na quantidade e qualidade adequada para sua individualidade; dormir bem e no mínimo 8 horas; diminuir o estresse e ansiedades (peça ajuda); não fumar ou usar substâncias tóxicas; descansar ou dormir após o almoço de 20 a 50 min.; dividir a ingestão de alimentos em 6 refeições equilibradas e em ambiente tranquilo; dar prioridade às necessidades fisiológicas;  visitar o médico gastroenterologista e/ou Nutricionista, uma vez ao ano e realizar exames preventivos do sistema e receber orientações; realizar atividade física aeróbica (60 mim 4 a 7 por semana), 50% do nosso Estado Nutricional advém da atividade física! 

UM ALERTA:  Vários hormônios do sistema endócrino têm importância no sistema digestivo (influência direta), como insulina, glucagon, espinefrina, hormônio do crescimento e da tireoide. Como também, sistema nervoso. 

Você sabia que não temos poder de controlar a digestão e absorção no nosso corpo? 

Exceto em algumas atitudes voluntárias que você decide a escolha como:  O tipo e quantidade de substância a ingerir, consistência destes e temperatura, ingestão via oral ou venosa, quando ingerir, número de mastigações, o tipo de ambiente que vamos realizar a refeição,  sentir e tomar a decisão da hora de eliminar os resíduos. COMER NÃO É SE ALIMENTAR! 

Leia mais na Nutrição do DOJJO, sobre os benefícios e malefícios de vários tipos de alimentos, suplementos, fitoterápicos e fármacos. 

Online video lessons